Nos anos 50, um grupo formado por pessoas da freguesia de Belas, entre as quais Dª Maria Luisa Ulrich Pinto Basto e Dª Rufina Ferreira Marques,  juntaram-se numa casa cedida pela Câmara Municipal de Sintra, com o objectivo de criar uma Instituição que ocupasse as raparigas que acabavam o ensino primário e não tendo posses para continuar a estudar, ali aprendiam alguns trabalhos manuais (bordados, tricot, costura, renda, etc.) Assim nascia o  C.A.S.B. (“Centro de Assistência Social de Belas”).  A primeira sede do C.A.S.B. foi na Rua José Maria Rego.

Durante muitos anos o C.A.S.B .deu apoio a familias carenciadas da freguesia, fornecendo o pequeno-almoço (leite e pão).

No tempo da guerra colonial ajudou as famílias dos  soldados com dádivas de géneros alimentícios e roupas.

Em 22 de Setembro de 1958, foram aprovados os Estatutos por Despacho Ministerial publicado no Diário do Governo Nº 230, III Série, de 1 de Outubro de 1958.
Estes Estatutos foram reformados a 12 de Março de 1985 sendo o registo defenitivo efectuado a 28 de Maio de 1987 pelo averbamneto Nº 1 à inscrição 20/86 do livro 03 das Associações de Solidariedade Social.

O  objectivo do grupo fundador  do C.A.S.B. era a construção de uma creche, conseguindo concretizá-lo em 1969 por doação de um lote de terreno.
Dá-se então inicio à construção do Jardim de Infância, com o apoio de entidades oficiais e particulares.Entre os particulares há que salientar o apoio dado desde sempre a esta iniciativa, pelo Exmo. Sr. Dr. António Pinheiro Pinto Basto, grande benfeitor da Freguesia de Belas.

No dia 15 de Abril de 1971 é inaugurado o Jardim de Infância António Pinheiro Pinto Basto, em sua homenagem.

Em Julho de 2002, devido à degradação do edificio foi necessário proceder a obras de remodelação e ampliação, obras essas que só foram possíveis com o apoio da EPAL, com a cedencia das instalações da Colónia de Férias, (a custo zero) durante o tempo em que decorreram as obras e da Câmara Municipal de Sintra que comparticipou com 20% do custo total da obra.